Imagine um mundo onde a carreira não precisa mais ser escolhida, mas simplesmente designada a cada pessoa, garantindo-lhe a tão sonhada felicidade na carreira. No entanto, não é difícil perceber que, para que isso fosse possível, seria necessário abrir mão de liberdades e reflexões cotidianas que qualquer trabalhador costuma ter. Esse é justamente o pano de fundo mais comum nas distopias do século passado.
Felicidade na Carreira em um Mercado de Rápidas Impressões
Entretanto, o mercado procura resultados rápidos e perfis estereotipados. Um estudo mostra que a famosa “primeira impressão” precisa de apenas 300 a 500 milésimos de segundo para ser formada, sem a necessidade da presença física. E resumir quem é você, numa página que deve conter apenas formações, parece injusto, senão impossível.
Ou seja, nenhuma empresa contrata seus funcionários conhecendo-os por completo, somente a versão que criaram pelo que você ofereceu-lhes. E por mais que a troca pareça justa, reafirmada por uma ideia de privacidade, a mais comum pergunta: “como que a empresa sabe que estou feliz dando o máximo de mim mesmo?” nunca é colocada no sentido contrário:
como que a empresa poderia saber se estou feliz e se estou dando o máximo de mim mesmo?
A resposta é simples e direta: eles não sabem, assim como você não sabe se está completamente feliz. E embora a maior tendência comportamental do século XXI seja a alta rotatividade, apelidada de job hopping, não é isso que vai garantir que a satisfação pessoal e profissional aconteça. Mesmo assim, a boa notícia é que essa situação é comum a todos. E justamente aqui que deve morar o seu destaque: o autoconhecimento.
Autoconhecimento: A Jornada para Alcançar o Sucesso e Satisfação na Carreira
Fugindo de todo esoterismo de achar que esse conceito é ligado a signos ou símbolos, o autoconhecimento é uma chave para “aprender a ser o máximo de si mesmo”, garantindo, indiscutivelmente, melhores resultados. É uma ferramenta para ser holístico, isto é, integral e consciente do seu todo.
E como encontrar isso? Ora, num processo em que suas ações são analisadas, e seus comportamentos, compreendidos. Existem diversos caminhos para se conhecer melhor — afinal, autoconhecimento é apenas isso. De uma atividade física a uma sessão de terapia, tudo que contribui para esse seu desenvolvimento específico serve como um atalho para evoluir nessa trajetória.
Existem também ferramentas que te trazem resultados diretos. Quantas vezes numa entrevista já perguntaram seu perfil no DISC. Ou no MBTI. Mas é o que comentamos anteriormente, empresas que procuram resultados rápidos e perfis estereotipados nem sempre buscam o melhor de seus colaboradores.
C-VAT Carreira: Encontre Sua Verdadeira Compatibilidade Profissional para a Felicidade
É aqui que mora o diferencial do C-VAT Carreira. Para nós, é essencial entender que o trabalho é apenas uma das áreas da vida, e por isso, o seu resultado é gerado a partir da sua resposta em um teste de autoconhecimento de, no máximo, 8 minutos.
Os 8 Tipos de Carreira do C-VAT
1. Perfeccionista
Você busca excelência em tudo o que faz. É minucioso, atento aos detalhes e só considera o trabalho bem feito quando atinge um padrão elevado de qualidade. Carreiras técnicas, científicas ou de controle de processos costumam ser ambientes naturais para você.
Compatível com: Qualidade, planejamento, revisão, auditorias, engenharia de precisão.
2. Artesão
Valoriza o fazer com as próprias mãos, a construção prática e a aplicação de habilidades. Tem um ritmo consistente, foco na execução e geralmente aprende melhor fazendo do que apenas ouvindo.
Compatível com: Produção, tecnologia, mecânica, gastronomia, marcenaria, design funcional.
3. Artístico
Sensível, criativo, com alta valorização estética e expressiva. Você trabalha melhor em ambientes que permitem originalidade, imaginação e liberdade de criação.
Compatível com: Artes visuais, moda, publicidade, arquitetura, música, escrita criativa.
4. Networker
Você prospera em meio às pessoas. Tem facilidade para se conectar, fazer pontes e construir relações. Sua comunicação é fluida e seu carisma é um ativo.
Compatível com: Vendas, eventos, relações públicas, negócios, consultoria e expansão.
5. Organizador
É sistemático, estruturado, gosta de ordem e processos claros. Você se sente confortável onde há rotina, planejamento e metas bem definidas.
Compatível com: Administração, logística, financeiro, controle de processos e gestão operacional.
6. Cuidador
Seu impulso é servir, apoiar e contribuir com o bem-estar dos outros. Você escuta, acolhe e é naturalmente empático.
Compatível com: Psicologia, saúde, educação, RH, assistência social, terapias.
7. Expressivo
Você precisa de voz. Seu forte está na capacidade de comunicar ideias, emoções e pontos de vista de forma marcante e clara. Tem presença, personalidade e intensidade.
Compatível com: Teatro, ensino, influenciadores, oratória, comunicação, política.
8. Investigador
Curioso por natureza, gosta de entender como as coisas funcionam. Tem raciocínio lógico, espírito analítico e busca profundidade nas informações.
Compatível com: Pesquisa, ciência, direito, tecnologia da informação, análise de dados.
E o melhor? Você não precisa escolher um só.
O C-VAT Carreira mostra seu grau de compatibilidade com todos esses 8 perfis . Assim, você entende em quais áreas seu potencial será mais valorizado — e não onde você deveria estar, mas sim onde você vai se sentir realizado .
Não sugerimos um perfil exato, mas a compatibilidade do seu eu com determinada área. Afinal, acreditamos que não há caminho melhor para a felicidade do que a sua realização plena e consciente dentro de uma empresa.
O que você está esperando para ser feliz? Clique aqui e conheça o nosso Guia de Sucesso Profissional – CVAT Carreira